top of page

A HISTÓRIA QUE PRECISA SER SEMPRE CONTADA


A história dos Frank precisa ser contada e recontada.

Imagem de Disney Plus.


Uma história muitas vezes contada - na literatura e no cinema - é a da família Frank em sua tentativa de fugir à sanha dos nazistas. Sabemos da tragédia dos Frank porque a filha mais nova, Anne, deixou um diário em que preencheu páginas e páginas para contar do sofrimento, aflição e ansiedade dos longos meses que passaram escondidos na Amsterdã ocupada. Tempo para escrever não lhe faltava. Afinal, eles estavam escondidos no sótão da firma de Otto Frank, que continuava funcionando administrada por seus funcionários. Assim, durante todo expediente, os Frank precisavam ficar em absoluto silêncio, para que nenhum barulho pudesse denunciar sua presença.


A maioria conhece a história pela própria leitura do Diário de Anne Frank - uma leitura pungente. Desta feita, a National Geographic fez uma minissérie sobre a história, a partir da perspectiva de Miep Gies, a secretária dos Frank que os protegia. Enquanto os Frank estiveram escondidos ( julho/42 a agosto/44 ), foi ela quem administrou a empresa e lhes comprou alimentos. Para isso precisou enfrentar o ambiente pesado da Amsterdã ocupada, ciente de que qualquer atenção à sua rotina poderia vir de um informante nazista.


A Small Light é uma minissérie com 8 episódios lançada ano passado pela Star +/ Disney +. Quando a história é contada sob a perspectiva de Miep, permite o aprofundamento na terrível atmosfera que viveram os habitantes das áreas ocupadas, como ocorreu com os holandeses. Como sempre ocorre, a reação dos holandeses não foi uniforme: havia a resistência, havia os cidadãos meramente passivos e havia os colaboradores.


Recomendo fortemente a minissérie, mesmo para aqueles que já conhecem a história dos Frank ( imagino, a maioria dos leitores ). E recomendo não apenas porque esta é uma tragédia universal, extremamente comovente. Tampouco porque a direção é sensível e segura. Também não porque o desempenho do elenco é maravilhoso ( sobretudo Liev Schreiber está com uma atuação brilhante ). Recomendo que se assista esta minissérie porque estamos presenciando - no mundo inteiro - a ascenção da extrema direita.


Mais de 100 anos após a ascenção do fascismo na Itália e quase 80 anos depois do fim da II Guerra Mundial, novamente a extrema direita cresce no mundo inteiro. Os pensamentos, valores e estratégias, são as mesmas de então. Assim como aqui no Brasil - apregoam que agem em nome da liberdade e da moralidade pública. É espantoso o número de pessoas que conseguem arrebanhar, mesmo estando as pessoas cientes das atrocidades cometidas por Hitler e pelos nazistas. É preciso contar, de novo e de novo, a história de Anne Frank, para que as pessoas não esqueçam o que as ditaduras podem significar e quanto mal podem causar as massas orientadas por ideologias autoritárias. No mundo e no Brasil, o fascismo cresce. Eu temo por isso.



A Small Light - EUA - 2022 - National Geographic - Star +/Disney +.

Primeira Temporada com 8 episódios de aproximadamente 60 minutos.

Direção: Tony Phelan, Suzanna Fogel, Leslie Hope.

Elenco: Bel Powley ( Miep ), Joe Cole ( Jan ), Liev Schreiber ( Otto Frank ), Billie Boullet ( Anne Frank ) e grande elenco.

Adjetivos: comovente, terrível, necessário.

Recomendação: para toda alma democrata.

Nota: 9







bottom of page