top of page
Foto do escritorTião Maniqueu

CONHECE-TE A TI MESMO

Está chegando o momento de cada brasileiro escolher um lado…




Você acredita que a democracia, com todos seus defeitos e dificuldades, deve ser suprimida? Que um regime autoritário pode dirigir os rumos da nação com mais eficiência, pois não precisa negociar com o Congresso Nacional?


Você está disposto a delegar suas decisões a um ser todo poderoso, que passará a tomar as decisões por você? Está disposto a abdicar de participar das decisões importantes sobre os destinos do Brasil, ainda que sua participação seja indireta?


Você acha que para colocar a casa em ordem é preciso a mão forte dos militares? Ou por outra, você não acredita no bom funcionamento e solidez de nossas instituições?


Você realmente pensa que o Congresso Nacional é dispensável porque não passa de um bando de preguiçosos corruptos? Que o Supremo Tribunal Federal é um bando de velhinhos falando difícil e tomando decisões que atrapalham o país? Que a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Brasileira de Imprensa deveriam ocupar-se unicamente de questões corporativas e parar de interferir em política?


Para botar ordem na casa você está disposto a abrir mão da sua liberdade de expressão? Está preparado para manter seus pensamentos em reclusão absoluta dentro do seu cérebro? Afinal, você realmente se importa com liberdade de expressão?


Para botar ordem na casa você está pronto a aceitar a violência para reprimir qualquer manifestação contrária? Aceita tranquilamente prisões arbitrárias, o desaparecimento de pessoas e a tortura?


Para botar ordem na casa você está determinado a rasgar a Constituição Federal? Você acha que os princípios consagrados na Constituição de 88 têm alguma relevância? Pensa que poderíamos simplesmente suprimir o artigo 5º da Constituição Federal porque ele é um excesso de garantismo pernicioso?



Sócrates ( 469/399 AC ) não deixou um texto escrito sequer. Porém, por conta da propagação de suas ideias por seus discípulos, sobretudo Platão, é conhecido como um dos maiores filósofos de todos os tempos. Ele é diretamente associado ao aforismo “Conhece-te a ti mesmo”, em verdade uma das máximas délficas inscritas no templo de Apolo. Segundo a história, Sócrates esteve no templo de Apolo, onde um oráculo teria dito que ele era o homem mais sábio que habitava o mundo. Este encontro inusitado marcou definitivamente a trajetória de Sócrates que, em resposta, teria dito a célebre frase “Só sei que nada sei”. Intrigado e desconfiado do que o oráculo lhe disse, Sócrates passou a interrogar todas pessoas, buscando um homem mais sábio que ele... em vão. Esta postura certamente era desagradável a muitos patrícios atenienses e Sócrates acabou morrendo por defender suas ideias. “Conhece-te a ti mesmo”, pode até ser considerado redundante, mas é extremamente sábio e possui laços de identidade com o pensamento budista.



Foi com profunda tristeza que acompanhei pelos noticiários as manifestações deste domingo, pedindo por uma intervenção militar e pior, por uma ditadura com Bolsonaro no poder. Pessoas gritando palavras de ordem pelo retorno do AI-5, pelo fim da democracia. E lamentavelmente apropriando-se dos símbolos nacionais, tomando posse do verde-amarelo, buscando identificá-los com este tipo de pensamento extremista.


Foi com profunda indignação que presenciei o Presidente - eleito democraticamente - participar das manifestações e solidarizar-se com aquelas pessoas. Bolsonaro discursou, aplaudiu a iniciativa e, numa demonstração de incrível hipocrisia, usou as palavras democracia e liberdade. É claramente mais um passo que o clã Bolsonaro está dando rumo ao totalitarismo.


Por isso, brasileiros. O momento exige que cada um reflita no aforisma sempre associado a Sócrates. Perscrute seus valores, seus sentimentos e responda como se coloca com relações às questões levantadas no início do texto. E para qualquer um que diga: você está exagerando! respondo: acorda! É exatamente disso que se trata!


Aqueles que se identificarem com a mensagem reacionária, perfeito. Continue gritando mito e conspurcando os símbolos nacionais em manifestações de ódio e violência. Pregue a ordem desta forma e certamente obterá o caos e depois, quem sabe, uma ordem rígida em que você não é mais dono do seu nariz. Mas todos os demais democratas precisam manifestar sua indignação, da maneira que estiver ao seu alcance. Escreva, converse, faça panelaços, participe de manifestações democráticas em defesa das instituições vigentes. Porque o momento de confrontar e dar um basta está chegando.



Peço desculpas aos leitores de dialeticos.com por insistir em temas políticos. Isso às vezes cansa. Contudo, o momento exige. O comportamento do Presidente da República exige. Nossa jovem democracia exige. A inspiração que norteou o lançamento de dialeticos.com permite a manifestação de todo tipo de pensamento e, portanto, estamos abertos a textos de quem pense diferente, desde que respeitosos. Utilizemos o espaço do debate, da alteridade, da livre manifestação de pensamento. Enquanto liberdade de expressão for valor neste país...



Comments


bottom of page