CURITIBA EM FIGURINHAS
- Manuel Rosa de Almeida
- 18 de jan.
- 2 min de leitura
Cada figurinha é uma obra de arte.

Imagem de Livrarias Curitiba.
Curitibanices
Uma das curitibanices mais famosas é, provavelmente, o álbum de figurinhas Zequinha. As figurinhas surgiram em 1928 como uma forma de promoção das balas Zequinha e tiveram grande sucesso. Depois, foram relançadas em inúmeras ocasiões, inclusive em campanhas de cunho tributário do governo do Estado, sempre colocando o personagem Zequinha em novas situações. Durante o Século XX, em diversas ocasiões circularam as figurinhas Zequinha, sempre com ótima recepção popular.
Agora, uma nova iniciativa tende a ser uma curitibanice de sucesso. Trata-se do álbum de figurinhas Curitiba em figurinhas, obra do artista Simon Taylor. Simon é um artista talentoso que, por muitos anos, dedicou-se à charge e ao design gráfico. Recebeu várias premiações que, penso eu, são pequenos reconhecimentos ao seu talento. Publicou Meus Cases de Sucesso ( 2013 ), Sketchers do Brasil ( 2016, em co-autoria ) e A Caricatura da Arquitetura ( 2017 ), sempre revelando seu humor e traços marcantes.
Curitiba em figurinhas é sua nova empreitada. O termo novo, na verdade, não é correto. Afinal, Simon trabalha nas suas figurinhas já há mais de 10 anos. Apreciando as figurinhas ( no total são 400 ), o capricho, singularidade e originalidade de cada uma, você entende porquê a tarefa demandou tanto tempo. Cada figurinha é uma obra de arte.

Imagem de ArqSC - Trabalho publicado na obra A Caricatura da Arquitetura.
O álbum foi lançado em novembro do ano passado e vem crescendo na aceitação popular. Como todo álbum de figurinha, há reuniões públicas para trocar figurinhas duplas, jogos de bafo e coisas assim. A obra é dividida em sessões, tais como pontos turísticos, arquitetura curitibana, bairros e símbolos da cidade, gastronomia de Curitiba, homenagem a Poty Lazarotto, lugares que não existem mais e assim por diante. É uma excelente maneira para crianças e adultos conhecerem melhor nossa cidade e sua cultura. Um presente simples e cativante para dar aos entes queridos.
Simon foi meu aluno, quando lecionei redação para o primeiro grau, décadas atrás. Era uma pessoa especial, carismático e cativante, ao ponto de atrair a atenção sobre o seu talento. Desenhava, já naquela época. Desejo ao Simon sucesso nesta e em outras empreitadas - também é músico, baixista, guitarrista e vocal. Uma pessoa positiva em todos sentidos. Afinal, ele mesmo se apresenta em sua página da internet da seguinte maneira: sou da turma de 74, devoto de São Elvis e São Henfil.
Comments