top of page
Foto do escritorTião Maniqueu

QUANDO?

Perguntas feitas, refeitas, feitas de novo e ainda sem resposta…


Imagem de WikiImages por Pixabay


QUANDO Flávio Bolsonaro vai responder pelo esquema das rachadinhas? -- É um dos casos mais escrachados e evidentes dos últimos anos e ainda assim o senador segue rebolando juridicamente para evitar sua responsabilização.


QUANDO finalmente as vacinas irão nos salvar da pandemia? -- Cinco meses e 113 mil mortos depois, todos estamos ansiosos pelas vacinas que podem devolver o mundo que perdemos.


QUANDO políticos vão parar de usar a desgraça do povo para se promover? -- Bolsonaro se autopromove e surfa na popularidade que os R$ 600 entregam. O povo sofrido que recebe a ajuda necessária não percebe que isso é obrigação do Estado e sequer sabe que a intenção original do Presidente era dar apenas R$ 200 em três parcelas.


QUANDO afinal a ciência será respeitada neste país? -- Negacionistas, compradores de cloroquina e devoradores de fake news transformam nosso país num mercado medieval.


QUANDO o centrão deixará de ser relevante? -- Será que todo Presidente da República terá sempre que cortejar os políticos mais fisiologistas para comprar algum apoio parlamentar?


QUANDO seguiremos a sugestão de um pensador político e deixaremos de chamá-los fisiológicos e passaremos a chamá-los teratológicos?


QUANDO o voto será consciente? -- Será que podemos parar de votar por raiva de quem ocupa o poder e ouvir/refletir aquilo que os candidatos estão propondo?


QUANDO os ministros de Bolsonaro cumprirão seu papel? -- Temos um ministro do meio ambiente que luta contra o verde; temos um ministro de relações exteriores que se porta como um elefante em loja de louças; em meio à pior pandemia que este país já viu, não temos um ministro da saúde; perdemos um ano e meio trocando um ministro da educação ruim por outro pior...


QUANDO teremos um programa decente de renda mínima no Brasil? -- Ao invés de bolsa disto e renda daquilo é preciso instituir um programa sério de renda mínima que realmente contemple/promova os necessitados sem ser usado politicamente. Um programa de renda mínima de Estado que ultrapasse as marés de alternância no poder e seja uma instituição intocável.


QUANDO o salário mínimo será digno? -- O melhor programa de distribuição de renda é o salário mínimo, ainda que não contemple o mercado informal.


QUANDO substituiremos agressão por gentileza?


QUANDO as fake news serão banidas das redes sociais? -- A liberdade de expressão deve ser sempre garantida, mas as pessoas tem que ser responsáveis por aquilo que publicam.


QUANDO a alteridade será valor consagrado? -- Chegaremos em uma sociedade em que todos possam ouvir a opinião dos outros de maneira sensata, sem se ofender por ouvir opinião diferente?


Comments


bottom of page