GODLESS
- Manuel Rosa de Almeida
- há 14 minutos
- 2 min de leitura
Um western para ser visto.

Imagem de CinePOP.
Há quem prefira as séries curtas de apenas uma temporada e apontam boas razões para esta preferência. Talvez a mais forte seja que as séries curtas possuem roteiro definido, forte, protegido contra as tentações que uma grande audiência constuma causar nas séries longas. A série curta não se desvia de seu rumo para agradar o grande público, não se prostitui. Ela sabe o que quer. Outro bom motivo é que muitas pessoas preferem não ficar atadas a uma série por muito tempo. Sabe como é... compromisso. Mesmo quando a série perde qualidade - quase sempre porque o roteiro se torna errático - você hesita em abandoná-la. Está ficando realmente ruim, é verdade, mas eu quero saber o final. E dá-lhe perder tempo e decepções.
Há também pessoas que gostam de séries históricas. Entre estas quem prefira os westerns. O bom ( mau ) velho oeste parece estar recobrando energias, como um velhinho que resolveu fazer academia e tomar energéticos. Muitos streamings voltaram a apostar em cawboys, saloons, índios, pradarias e desertos. Talvez porque o oeste americano fosse assim algo como uma distopia, toda lei distante numa sociedade caótica, exceto a lei do mais forte. Distopias são um terreno fértil.
Se você está nestes dois grupos, tenho uma forte recomendação para você: assista Godless. Não é nova, mas talvez você não tenha visto ainda. Esta minissérie em sete capítulos traz todos ingredientes clássicos de um bom western. Um herói cativante ( Jack O'Connel ), algo tímido, hábil com cavalos e armas. Um vilão dos piores, muito bem personificado por Jeff Daniels. Uma cidade que enfrenta sua crise. Nesta cidade quase só há mulheres, pois os homens, em sua esmagadora maioria, morreram num acidadente na mina que sustenta a economia local.
Além de Jeff Daniels, você provavelmente conhece Michelle Dockery ( a Lady Mary de Downton Abbey ) e Thomas Brodie-Sangster ( o Jojen Reed de Game of Thrones ). Ambos estão muito bem, especialmente Thomas Brodie-Sangster que faz o papel de Whitey Winn, candidato a novo xerife local. Mas há outras caras conhecidas em um elenco que trabalha muito bem.
O roteiro é muito bom e apresenta muitas personagens fortes com boas histórias paralelas. Talvez o primeiro capítulo não seja tão forte... mas insista. Vai melhorar muito. Talvez o final - apoteótico - seja um tanto exagerado, beirando a inverossimilhança. É tiro pra todo lado, ótimo pra quem gosta de muita ação. No conjunto, vale muito a pena. Especialmente se você gosta de westerns em séries curtas.
Godless - Estados Unidos, 2017, minissérie em 7 capítulos, western, drama.
Direção - Scott Frank.
Roteiro - Scott Frank.
Elenco - Jack O'Connel, Jeff Daniels, Michelle Dockery, Scot McNairy, Merrit Wever e ótimo elenco.
Adjetivos - Intenso, original, cativante.
Recomendação - Um western na verdadeira acepção.
Nota - 8
Comentários