top of page

HIPOCRISIA


Direita e esquerda são igualmente hipócritas.


Imagem de: www.slon.pics / Freepik

Entre as muitas bobagens que nos bombardeiam nas redes sociais, recebi de um amigo uma mensagem em que um homem alerta para o risco de uma ditadura de esquerda no Brasil. Segundo o arauto do desastre próximo, a EC que o Planalto pretende enviar para alterar o art. 142 da CF e a prisão do "povo" ordenada pelo Supremo Tribunal Federal, são sinais evidentes de que Lula pretende instalar a tirania no país.


Disse ao meu amigo que a direita dá uma interpretação equivocada ao art. 142 da CF, entendendo que as Forças Armadas têm plenos poderes para intervir em situações extremas para garantir a ordem. Mas entendo desnecessária qualquer EC para alterar o artigo, porque sua boa interpretação seria suficiente. Tampouco o STF está prendendo o povo, mas apenas aquelas pessoas que conspiraram contra nossa democracia no 8 de janeiro. Bem, na verdade, até agora o STF só prendeu a arraia miúda que foi massa de manobra nas mãos de Bolsonaro e seus asseclas...


A esquerda não tem a menor chance de dar um golpe no país, busquei tranquilizá-lo. A direita tentou o golpe, felizmente malogrado. Meu amigo não comprou meus argumentos e disse que eu lamentarei muito quando nos transformarmos na Venezuela. Esta postura me fez refletir sobre os motivos que levam tantas pessoas a embarcar nestas baboseiras das redes sociais.


Bolsonaro passou todo seu governo exaltando ditadores de direita. Defendeu Pinochet e Stroessner abertamente, recebendo ácidas censuras de chilenos e paraguaios. Claro, defendeu a ditadura militar no Brasil. E seu Ministro da Cultura chegou ao extremo de parodiar, em palavras, gestos, música e cenário o homem que cuidava da propaganda de Adolf Hitler e seu regime nazista.


Lula, infelizmente, tem se equiparado a Bolsonaro em muitos aspectos. Nomeou para o Supremo Tribunal Federal o seu advogado particular. Desrespeitou a lista tríplice do Ministério Público Federal, nomeando alguém que - assim espera - seja tão cordato com o governo Lula quanto Augusto Aras foi com o governo Bolsonaro. E, tal qual o capitão, defende ditadores. Claro, só os da esquerda.


O Presidente é vezeiro em defender ditadores de esquerda, como faz com o regime cubano, com Daniel Ortega e com Nicolás Maduro. Com Ortega, Lula não aderiu a uma declaração de 55 países condenando a ditadura na Nicarágua - ditadura que persegue opositores, imprensa e religiosos. No que diz respeito à Venezuela, Lula negou que o regime Maduro não seja democrático, chegando mesmo a dizer que a democracia é relativa...


Na quarta-feira, o regime Maduro impediu a candidatura de Maria Corina Machado, a principal representante da oposição. Há muito as cortes superiores foram dominadas pela ditadura venezuelana, um passo essencial nos processos autoritários em qualquer ditadura. O caminho para a ditadura - de direita ou de esquerda - segue uma cartilha: dominar o Congresso e as Cortes Superiores; cooptar as Forças Armadas; silenciar a imprensa livre; controlar o sistema eleitoral, realizando eleições fraudadas. Maduro já cumpriu a cartilha inteira e segue mantendo-se no poder.


Argentina, Paraguai, Uruguai e Equador já manifestaram formalmente seu repúdio contra o impedimento da candidatura de oposição, lamentando a ausência de eleições livres na Venezuela. O Brasil não se manifestou. O principal país da América do Sul omitiu-se. O Itamaraty não soltou sequer uma nota. Isso tudo porque Lula tem a sua particular visão de democracia - a democracia que lhe convém. Lula censura duramente as ditaduras de direita. Mas tergiversa, relativiza ou se omite no que diz respeito às ditaduras de esquerda.


Há uma palavra para isso: hipocrisia. Esta postura alimenta a crença nas bobagens da internet, porque as pessoas percebem em Lula um defensor de ditaduras ( de esquerda, claro ). Esta hipocrisia traça um paralelo com a mesma hipocrisia de Bolsonaro, embora em sentido oposto. E assim, buscando o controle do STF pela indicação de amigos, tentando subjugar o Ministério Público Federal e defendendo ditaduras de esquerda, Lula está cada vez mais com cara de Bolsonaro.

Comentários


bottom of page