top of page
Foto do escritorManuel Rosa de Almeida

NÃO OLHE PARA CIMA

Crítica de cinema

O nonsense virou realidade…


Imagem de Pixabay

Aviso logo de cara: é um filme depressivo. Você vai terminar com um baixo astral cataclísmico. Sim, eu sei que a proposta do filme é uma comédia e que ele está classificado assim. Uma comédia nonsense, bem ao gosto de Hollywood. Mas o problema é que a fantasia se confunde com a nossa realidade… e quando percebemos que todos os absurdos da tela estão acontecendo - e somos todos vítimas disso - impossível não ficar deprimido.


O argumento é simples: há um cometa em rota de colisão com a terra. Nosso planeta, a menos que as nações poderosas do globo unam esforços numa estratégia tecnológica de salvamento, está condenado ao fim do mundo. Entenda por fim do mundo, o fim da humanidade e de quase toda vida na terra. Dois astrônomos, responsáveis pela aterradora descoberta, tentam alertar as autoridades e a opinião pública sobre o imenso perigo que se aproxima.


Seus esforços são vãos e isso os deixa desesperados: descrédito à ciência, interesses políticos, competição internacional, interesses econômicos, vaidade, tudo se soma para solapar medidas sérias que ( talvez ) poderiam evitar o problema, desviando o cometa um pouquinho só. E assim, a humanidade acaba condenada pela sua própria estupidez.


Para este filme reuniu-se um elenco estrelado: Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence dão vida aos astrônomos. Ambos estão fabulosos, convincentes e gerando profunda empatia; Meryl Streep revive seus papéis mais terríveis, na pessoa da Presidente dos Estados Unidos da América; Cate Blanchett também está formidável, no papel de apresentadora de um programa de entrevistas. Finalmente, Mark Rylance, impagável no papel de milionário dono de uma empresa de tecnologia ( fará você pensar em Zuckerberg, Jobs, Gates e etc ).


O elenco todo trabalha muito bem, sob uma direção competente de Adam McKay. Por tudo, você deve ver este filme. Ainda que, provavelmente, você acabará deprimido, quando supostamente deveria rir.



Não Olhe Para Cima, EUA, 2021, Netflix, 145 minutos, comédia, 16 anos ( mas poderia ser livre )

Direção: Adam McKay

Roteiro: Adam McKay e David Sirota

Elenco: Leonardo Di Caprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchet, Rob Morgan e Mark Rylance.

Nota: 9

Recomendação: Veja...

Adjetivo: Atual, angustiante, depressivo.

Comments


bottom of page