top of page
Foto do escritorTião Maniqueu

O VOO DO GANSO PARDO

Recomendação de leitura


Mestre e pupilo numa jornada de crescimento.


Imagem de Amazon.


Muitos romances já foram desenvolvidos sob a temática on the road, inclusive o romance com este nome, de Jack Kerouac. Outros tantos sob a temática de mestre e pupilo. O Voo do Ganso Pardo, de meu amigo Manuel Rosa de Almeida, junta ambas temáticas. De quebra é um romance histórico, ambientado na China da alta Idade Média.


É de se indagar por que um escritor brasileiro faria um romance ambientado na China do Século IX. Francamente, não saberia dizer o que motivou Manuel Rosa de Almeida a arriscar sua pena neste empreitada. Fato é que funciona. A história flui com leveza e naturalidade. A geografia e o tempo são mero detalhe, o pano de fundo.


Tangidos por forças poderosas, Yu e Hu são forçados a abandonar o templo budista em que moravam na capital da China ( na época, a cidade de Changhan ). Seu destino é Guangzhou, cidade portuária a muitas centenas de milhas de distância. Nesta jornada Hu recebe os ensinamentos de seu mestre, que passam por religião, filosofia e lógica. É uma jornada de crescimento para o menino de 14 anos e de cumprimento de uma missão para Yu.


No caminho encontram muitos personagens/paisagens, passando por várias cidades. Em cada parada, um encontro, uma pergunta. E assim seguem até um final surpreendente.



O Voo do Ganso Pardo - Manuel Rosa de Almeida - Recomendado para quem gosta dos temas jornada/crescimento. De quebra, um romance histórico. Você encontra no Kindle por um preço simbólico.

Comments


bottom of page