top of page
Foto do escritorTião Maniqueu

SIR TOM X BOLSONARO

Semelhanças e diferenças entre dois personagens absolutamente diversos…


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay



A Inglaterra sofreu anteontem com a notícia da morte de Thomas Moore, considerado um herói nacional. Thomas Moore ficou conhecido porque, com 100 anos de idade, foi a estrela de uma campanha nacional de arrecadação de fundos para o combate à COVID-19. Na campanha, Capitão Tom, como é conhecido em seu país, deu 100 voltas de andador no jardim de sua casa, como incentivo às doações. A campanha foi tão bem sucedida que arrecadou mais de 200 milhões de reais.


Entre o Capitão Tom e o Capitão Bolsonaro há semelhanças circunstanciais e diferenças viscerais. Vejamos:


Capitão Tom - Foi militar. Combateu efetivamente na II Guerra Mundial, o pior conflito bélico da história da humanidade.

Bolsonaro - Foi militar. Foi expulso do exército nacional por insubordinação, reformado como capitão por pura condescendência.


Capitão Tom - Na maior pandemia do século, embora personagem improvável, salvou milhares de vidas em seu país por meio dos recursos que obteve para o combate à COVID-19.

Bolsonaro - Na maior pandemia do século, embora personagem com todas condições possíveis, omitiu-se de suas obrigações no combate à pandemia. Pior: seu comportamento antieducativo, bem como as fake news que espalhou, contribuíram para a desinformação do povo brasileiro, de modo que é impossível avaliar quantos milhares de cidadãos Bolsonaro matou com sua irresponsabilidade.


Capitão Tom - Em entrevista à Globo News, embora seus 100 anos de idade, mostrou-se extremamente lúcido, ponderado e informado, fazendo recomendações e incentivos salutares aos seus compatriotas e ao povo brasileiro em especial.

Bolsonaro - Não falou em rede nacional sequer uma vez no sentido de orientar o povo e mostrar empatia com as mortes verificadas. Ao contrário: ofende corriqueiramente a imprensa livre e espalha mentiras pelas redes sociais, mostrando-se obtuso, nada ponderado e muito mal informado.


Capitão Tom - Foi condecorado pela Rainha da Inglaterra. É considerado herói em sua nação e é querido por todos os ingleses.

Bolsonaro - Ele e sua família condecoraram um chefe de milícia. É considerado mito por radicais de extrema direita, que não admitem o pensamento diverso e os direitos e garantias do cidadão brasileiro. É detestado pela maior parte da população brasileira.


Capitão Tom - Um exemplo. Vai fazer falta.

Bolsonaro - Um mau exemplo. Sua ausência faz falta...


Commentaires


bottom of page