top of page

TEMPUS VERITATIS


Tarda mas não falha?


Imagem de: www.slon.pics / Freepik

Finalmente, treze meses após os fatídicos fatos que cercaram o 08/01/23, os mentores da tentativa de golpe contra a democracia brasileira começam a sofrer as consequências dos crimes praticados. Até então apenas a arraia miúda estava sendo presa e processada. Não que estas pessoas - que foram massa de manobra nas mãos do ex-Presidente e seu grupo - não mereçam punição. Alguns excederam-se mais que outros, alguns tiveram participação mais grave que outros. Mas todos merecem sofrer o rigor da lei.


Entretanto, simplesmente não era admissível que a responsabilização da tentativa de golpe ficasse limitada aos meros executores da depredação na Praça dos Três Poderes. Até porque, evidentemente, toda esta arruaça era apenas uma parte do plano golpista, destinada a causar desordem de modo a justificar a intervenção das forças armadas e, por outro lado, dar uma aparência de legitimidade ao golpe, já que se estaria atendendo ao clamor do povo.


A PGR - tão aviltada no governo Bolsonaro - e a Polícia Federal - tão cooptada no governo Bolsonaro = seriam absolutamente covardes se limitassem suas investigações a pessoas com participação menor nos eventos todos, ainda que uma participação ruidosa. Era imprescindível chegar aos mentores intelectuais e aos financiadores de todo plano.


Agora, busca-se a responsabilização dos mentores, todo núcleo duro do governo Bolsonaro: Braga Neto, Augusto Heleno, Paulo Nogueira, Almirante Garnier Santos, Anderson Torres, Filipe Martins e tantos outros componentes do alto escalão civil e militar de Bolsonaro estão sendo alvo de prisão, medidas restritivas ou busca e apreensão. O próprio Bolsonaro está respondendo e viu seu passaporte apreendido pela Polícia Federal.


Claro, só um ingênuo não coloca Jair Bolsonaro como o principal responsável em todos eventos e, portanto, a pessoa que deve sofrer a mais dura reprimenda. Se Bolsonaro escapou ileso de inúmeros crimes, inclusive a responsabilidade pela morte de mais de trezentos mil brasileiros na pandemia, espera-se que pelo menos agora possa ser acolhido pela cadeia que merece.


As coisas estão se precipitando, mas ainda estão no início. Os elementos de prova são de tal forma evidentes ( mensagens de whatsapp, leniência com os acampamentos nos quartéis, omissões no dia 8 de janeiro, minuta do golpe, anos de campanha preparatória para o golpe com ataques às urnas eletrônicas e manifestações por um golpe militar ) que parecem indicar para uma condenação certa. A condenação de Bolsonaro seria um alívio para os cidadãos de bem e democratas de coração.


Espera-se, agora, que também os empresários envolvidos no financiamento dos atos golpistas sejam responsabilizados. Afinal, quanto custou manter acampamentos por todo Brasil diante dos quartéis, alimentando as pessoas e oferecendo alojamentos e banheiros químicos? Quanto custou a logística e deslocamento de milhares de pessoas para a capital federal? Quem pagou por tudo isso deve ser responsabilizado na mesma proporção dos mentores do golpe. Uma sanção que deve ser bem mais dura do que a conferida aos meros executores da depredação da Praça dos Três Poderes.

コメント


bottom of page